07 dezembro 2010

Conclusão do artigo sobre o Desenvolvimento Comunitário e a Educação de Adultos


Depois de recolhida e analisada toda a informação sobre desenvolvimento comunitário e educação de adultos, conclui-se que caminham os dois de mãos dadas com o único objectivo de colaborar para o desenvolvimento sustentado da sociedade global.

A educação de adultos é uma ferramenta ao serviço do desenvolvimento comunitário, sendo este o principal objectivo do processo de educação de adultos.

Como foi comprovado ao longo dos tempos, tanto os adultos como as crianças, necessitam de estar em constante aprendizagem como forma de se adaptarem às mudanças que a evolução socioeconómica vai trazendo com o passar dos tempos.

Se admitirmos que a Educação se tornou e se tornará cada vez mais, aos olhos da própria sociedade, uma necessidade primordial de cada individuo, é preciso que a acção da escola e da universidade seja não só desenvolvida, enriquecida, multiplicada, mas ainda ampliada pelo alargamento da função educativa às dimensões da sociedade inteira.

A escola tem a desempenhar um papel que se conhece e que é chamado a desenvolver-se ainda com maior amplitude. Para tanto, ela cada vez menos pretenderá assumir, por si só, as funções educativas da sociedade. A indústria, a administração, as comunicações e os transportes podem e devem colaborar.
As comunidades locais, bem como a comunidade nacional, são em si mesmas,instituições eminentemente educativas.” (Philip Coombs, 1985)

Enfim, sendo o ser humano o microcosmo inserido no macrocosmo (comunidade), a constante aprendizagem e educação do ser humano nas várias esferas da sua vida promove e contribui para o desenvolvimento do macrocosmo (comunidade).

Clique aqui para obter a versão completa em PDF.