16 maio 2011

Focus Group

Focus group ou em português "discussões de grupo" é uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada entre 8 e 12 participantes. Estas discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experimentado. 

O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir. Os focus groups são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

Procedimentos
Os clientes podem observar a discussão por detrás de uma janela espelhada de um lado. Os participantes não podem observar para fora mas os clientes podem ver a discussão. Normalmente uma câmara de vídeo é usada para gravar a discussão para ser vista por outros que não puderam estar presentes no momento. Os pesquisadores examinam mais do que apenas as palavras. Eles estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e dinâmica de grupo. Por vezes são criadas transcrições da gravação, nos pontos mais importantes.

Variações dos focus groups
focus group bi-direccional - um grupo observa o outro e discute as interações observadas e conclusões.
focus group com dois moderadores - um moderador assegura que a sessão decorre ordenadamente, enquanto que o outro assegura que todos os tópicos são debatidos.
focus group com moderadores em duelo - dois moderadores tomam deliberadamente partido por lados opostos nas discussões.
focus groups moderados pelos próprios respondentes - um ou mais dos respondentes moderam o debate temporariamente.
focus groups com participação do cliente - um ou mais clientes participam na discussão, seja de forma aberta ou anónima.
Mini focus groups - grupos de 4 ou 5 membros em vez de 8 a 12.
focus groups em videoconferência - usando o telefone.
On-line focus groups - usando meios informáticos.

Vantagens
As vantagens deste método qualitativo são entre outras as seguintes:
De organização rápida
Custos relativamente baixos
É possível testar também produtos ainda não terminados
A dinâmica de grupo pode ser positiva para os resultados
Os resultados não são apenas "este produto agrada" ou "este produto não me agrada" mas sim os motivos dessas opiniões. Pode ser informação valiosa no desenvolvimento dos produtos.

Desvantagens
Não são resultados representativos
Certos elementos do grupo podem sobrepor-se aos outros na discussão, enviesando-a.
Caso sejam necessários vários encontros, os custos deixam de ser baixos.