30 novembro 2010

Introdução do artigo sobre Cultura

No âmbito da disciplina de Antropossociologia Evolutiva do curso de Educação Sócio-profissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget, elaborei o presente trabalho sobre a evolução cultural da Humanidade.

Desenvolvi a pesquisa para este trabalho tendo como ponto de partida a seguinte frase: «de onde viemos e para onde caminhamos».  

Um trabalho sobre a evolução cultural da Humanidade começa, inevitavelmente, por definir «cultura».  

Tylor defende que “A cultura ou civilização, num sentido etnográfico alargado, é aquele tudo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e quaisquer outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade”.  

Também Cresswell disse que a cultura é "a configuração particular que adopta cada sociedade humana não só para regular as relações entre os factos tecno-económicos, a organização social e as ideologias, porém também para transmitir os seus conhecimentos de geração em geração”. 

Depois da leitura destas e outras definições apresentadas por grandes personalidades que se debruçaram sobre este tema tão lato, entendo que a cultura é a essência de uma sociedade.  

Essência, porque a essência é o conjunto das qualidades pelas quais um ser existe e se define, ou seja a cultura é o elemento constitutivo de uma sociedade, sem a qual não teria realidade alguma. A cultura é o carácter distintivo de uma sociedade, logo a sua essência. 

Assim, o desenvolvimento deste trabalho passa por relatar os factos históricos da evolução humana, pois é o retrato fiel à sua evolução cultural. Dividi a exposição em três fases, sendo elas:
 
    a) Até ao século XX;
    b) Século XX;
    c) Século XXI. 

Muito mais haveria para dizer sobre a história da Humanidade. Mesmo assim, penso que as informações adoptadas para este trabalho dão uma visão global, concisa, clara e objectiva sobre a temática desenvolvida.